Modulação gênica em embriões humanos.

0
109

Autor: Dra. Graziella Trindade Clemente. Professora Titular no Centro Universitário Newton Paiva, Advogada.

Resumen: O recente implemento de moderna tecnologia -CRISPR/Cas9- possibilitou o avanço inquestionável da edição gênica em linhagem germinativa humana, seja por meio da manipulação de células precursoras de gametas, células tronco pluripotentes, gametas ou, até mesmo, de embriões.

Mesmo levando em conta os benefícios terapêuticos preventivos demonstrados nas pesquisas básicas e pré-clínicas em embriões humanos, tais investigações encontram barreiras de aceitação em todo o mundo. Tal situação exige mudança de atitude no sentido de incrementar o debate em torno da aplicabilidade dessas novas tecnologias. Assim, a adequação das atuais regulamentações faz-se necessária e deve incluir a superação dos desafios técnicos, as considerações éticas e o consenso social.

Nesse contexto, torna-se relevante discutir os limites e potencialidades dessa tecnologia; riscos e benefícios para as futuras gerações; regulamentações e recomendações relativas às indicações e contraindicações da técnica, bem como seu reflexo na autonomia reprodutiva e impacto social.

Sumario:
I. Introdução.
II. Regulamentações e recomendações.
III. Aplicabilidade da técnica crispr/cas9.
IV. Riscos e benefícios.
V. Autonomia reprodutiva.
VI. Impactos sociais.
VII. Conclusão.

print

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here